Ricardo Rangel, em e-mail abaixo, escreve para este blog reclamando contra minha investida “contra” o carnaval baiano.
Well, publico abaixo o mail do Rangel com a intenção de esclarecer o seguinte: não tenho nada contra o carnaval baiano. Muito menos contra a Bahia. Muito pelo contrário. Sou baiano por parte de pai. Com muito orgulho.
Amo a Bahia. Só tenho bode de uma parcela do carnaval baiano fundado no marketing e na música de péssima qualidade. É um tal de “sai do chão” sem nenhuma razão de ser. São uns verdadeiros dudas mendonças de si mesmos eletrificados.
A Bahia é muito maior do que esses aproveitadores. Por isso vai aqui meu abraço aos baianos, que conseguem apesar de todos os desgovernos daquele estado, fazer da Bahia um dos lugares mais hospitaleiros e desejáveis do planeta.
Axé Bahia
Tas
..::..
Para: Blog Do Tas
De: Ricardo Rangel
Marcelo,
Acompanho seu blog a pouco tempo, mas já li algumas entrevistas suas que me apresentaram um pouco de seus princípios e valores – seria um homem contestador e consciente da política nacional, em que os partidos tão distantes na ideologia são muito próximos na prática.
No entanto, não acredito que você não seja critico quanto à manipulação maciça dos meios de comunicação direcionando as atenções para o carnaval do Rio dirigido por contraventores, a festa é bonita de se ver e é muito comercial, mas em minha opinião, não comporta a folia de 600mil turistas(essa sim anti-democrática, a não que você considere participar, assistir pela televisão e votar na melhor pela internet), que seria o total de turistas recebidos durante o carnaval no Rio, já festas como a de Pernambuco e da Bahia, sim, teriam como comportar durante seus muitos dias de festa…apesar de serem manifestações completamente diferentes, os meios de comunicação e alguns “formadores de opinião” insistem em criar uma rivalidade desnecessária entre Pernambuco e Bahia, tentando denegrir a folia baiana, acusando-a de preconceituosa e violenta( o que de fato não é, vamos mensurar quantos morreram neste período de carnaval no país e dar o devido destaque à capital que teve o maior numero de casos de violência), e exaltando a espontaneidades do carnaval de Recife(a mesma da cidade natal de Caetano – Santo Amaro da Purificação – terra do Samba de Roda, origem do samba), no entanto, temos sim um carnaval que tem crescido a cada ano, as atrações se renovam, ganham espaço na mídia, é comercial também, pois a chegada da mídia propicia isso, e também começa a incomodar saudosistas de outros estados, não sei por quê, afinal são membros da mídia, jornalistas e intelectuais que confirmam a grandeza e beleza da festa baiana. Veja o exemplo do the guardian http://travel.guardian.co.uk/countries/story/0,7451,1376092,00.html, observe também os links na coluna à esquerda, com reportagens mais recentes.
Não é necessário que todos gostem das atrações da Bahia, da música, das praias, do modo de ser do baiano, mas nós respeitamos a todos, por que não ser respeitado?
Obrigado.
Ricardo Rangel
Escrito por Marcelo Tas às 12h36