Crianças,
Uma das tarefas de todos nós na presente era é conviver com ruído. Não é fácil. Há muita gente ignorante e com muito tempo livre neste mundo, “zoando” com a paciência alheia, como se diz por aí.
Com o passar dos anos, aprendi que só há uma coisa na vida que não tem remédio: o chato. Esse é indestrutível, como as baratas que vão resistir à bomba atômica.
Recentemente, tenho recebido muitos e-mais como o do Alexandre, que vai copiado abaixo. Por isso que aproveito para responder a ele e todos que por aqui passam.
Até agora resisti a adotar um mecanismo de controle no blog. A experiência da internet, e do blog em particular, implica em liberdade sem limites. Prezo isso, mesmo tendo que aguentar chatos de galocha.
Só quero aqui dar uma satisfação a vocês e também informar que este blog está preparando uma boa e deliciosa ampliação que será implantada no mês de Março. Um dos pontos do upgrade vai ser melhorar a nossa interação.
Agora, para aqueles que, além de chatos, também dão claras exibições gratuitas de seus dotes nazistas e racistas neste blog, gostaria de informar para vosso conhecimento que graças aos excelentes técnicos e advogados do UOL, já temos uma monitoração significativa de vários IPs. É incrível como tem gente que pensa que pode se esconder no “anonimato da internet” sem saber que está cometendo crime. Assim como já vem acontecendo periodicamente (hoje mais uma quadrilha de “assaltantes virtuais” foi desmantelada na Paraíba), eses indivíduos serão enquadrados devidamente. Agressão gratuita, preconceito racial e outras formas de covardia nazista anônima ainda são crimes neste país.
Aos demais, a imensa maioria que passa por aqui, inclusive aqueles que de mim discordam ideologicamente, a minha sincera gratidão.
Vai abaixo o mail do Alexandre:
..::..
Caro Marcelo Tas,
Seu blog, infelizmente, ficou frustrante demais. O que poderia ser um veículo para discussões intensas e eventualmente cheias de humor, virou um depósito de lixo invadido por um ou dois indivíduos que acabam com qualquer debate. Não tenho partido, pouco me importa se é PT ou PSDB, gostaria de combater e expressar opiniões a respeito das barbáries do dia a dia no Brasil e no mundo. Seu blog parecia ser o veículo ideal para isso. No entanto, temos que concordar que o espaço não está funcionando pra muita coisa além de prover entretenimento pra esses mesmos ‘pirralhos’ com muito tempo sobrando. Tornou-se impossível colocar qualquer mensagem referente aos seus posts, sempre dotados de um humor exigente e contestador. Deixei algumas mensagens protestando contra o que acontece em seu blog. Confesso que perdi a calma vez ou outra, mas o fiz por achar um absurdo que a internet seja usada de forma tão medíocre por alguns internautas que querem unicamente coibir que outros se exprimam. Entendo que você é deixa a bagunça ‘correr solta’ de forma consciente, posicionando-se contra qualquer tipo de filtro. Só que os filtros são, acima de tudo, a garantia de que as pessoas possam debater, criticar, serem criticadas, exaltando-se ou não, mas com um mínimo de respeito e dignidade, dois ingredientes escassos nesse Brasil. Vários outros blogs usam de filtros simplesmente para que a coisa flua. Cito os blogs do Torero e Juca Kfouri. O do Torero era aberto, ficou um caos numa discussão sobre gays, ele colocou filtro como um alerta, depois a coisa voltou ao normal e finalmente o filtro não foi mais necessário. Juca Kfouri usa filtro continuamente, o blog recebe críticas, mensagens de torcedores contra torcedores, mas xingamentos acabaram, clonagens inexistem. Deixo aqui minha opinião em respeito ao seu trabalho e à liberdade de expressão.
Abraço,
Alexandre
Escrito por Marcelo Tas às 23h01