
Agradeço Bárbara Gância que citou esse blog em sua mais recente coluna na Revista da Folha. Uma torrente de e-mails apareceram procurando pelo link do documentário sobre os pecados do Vaticano comentado por Bárbara.
Aqui vai: trata-se de “Sex, Crimes and the Vatican” (Sexo, Crimes e o Vaticano), documentário realizado pela BBC em 2006. Mostra a longa, inútil e dolorosa busca do jornalista Paul Kenyon por respostas da Igreja ao fato de padres e bispos terem sido flagrados abusando sexualmente de crianças em suas paróquias em lugares tão diversos como Boston (EUA), Ferns (Irlanda) e Anápolis (Brasil).
Vidas arruinadas, famílias destruídas e até mesmo excomungadas da Igreja como Dona Elza da Silva, de Anápolis, Goiás. Ela denunciou o padre Tarcísio Tadeu Sprícigo que violentou o seu netinho de 5 anos em troca de aulas de violão.
A resposta da Igreja a tudo isso? Jogar a sujeira para debaixo do tapete. Desde 2005, sob as asas do então cardeal e agora papa Ratzinger, grande parte desses acusados vivem dentro do próprio Vaticano, em Roma, protegidos da Justiça de seus países .
PS: o link anterior, no Google video, não está mais ativo. O link que deixo aqui está no YouTube, infelizmente não com legendas em português, mas em outro idioma aparentemente do oriente médio.
Fotos: imagens retiradas do documentário “Sex, Crimes and the Vatican”, da BBC. No sentido horário: o papa Ratzinger, o padre Tarcísio Tadeu Sprícigo e o bispo Brendan Comiskey, os dois últimos comprovadamente violadores sexuais de garotos e garotas de suas paróquias em Anápolis (Brasil) e Ferns (Irlanda). Crimes que a Igreja reiteradas vezes tentou ocultar.
Escrito por Marcelo Tas às 22h42