Foto: Elias Oliveira (Feira do Livro, Palmas, TO)
Há mais de 20 anos, dou palestras pelo Brasil. O assunto recorrente é como a revolução digital modifica empresas, instituições, governo e até mesmo a vida dos pais, professores e indivíduos. No final da década de 90, os convites para as palestras aumentaram por conta da minha participação no programa Vitrine, da TV Cultura (1998 a 2003), o primeiro da televisão aberta a falar de internet. Na época, surgiram algumas críticas a minha pessoa alegando que eu estava falando de um assunto “de elite”: a web, vejam vocês…
Em 2009, antes mesmo da chegada de Novembro- deve ser a Era de Aquarius- já bati meu recorde de palestras num só ano. Iniciei minha peregrinação com o microfone falando na Folha de São Paulo, no dia 13 de Fevereiro; na última quarta, dia 28, palestrei para jornalistas e funcionários das Organizações Globo no auditório do jornal O Globo, antigo e lindo, que ainda não conhecia.
Ao longo do ano tive contato com platéias e instituições das mais variadas como: Microsoft, Vivo, Federação dos Lojistas do Rio Grande do Norte, Instituto Ethos de Cidadania, Telefônica, Febraban, Universidade Anhembi-Morumbi, EBP- Encontro de Blogueiros Publicitários, BRAZTOA- Federação das Agências Brasileiras de Turismo, Unoesc- Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unitoledo de Araçatuba, Revista Info, Ingram Micro, HP, Editora Abril, Salão do Livro do Tocantins, iNeo Seminários no Acre e Rondônia…
Neste domingo, vou palestrar no II Encontro Nacional da Juventude do Partido Democratas (http://www.juventudedemocratas.org.br/), na cidade de Blumenau. Tal fato despertou do sono algumas bactérias que se alimentam de teorias da conspiração. Espalham por aí que eu estaria me candidatando ou apoiando candidatos do DEM, que eu teria me “vendido” ao demônio, que eu seria nazista e até que eu pintaria meus cabelos de acaju para ficar parecido com o nobre senador José Agripino 😉
A essa galerinha e a quem interessar possa, confirmo: dou palestra no encontro do DEM no domingo. E digo mais sem falsa modéstia: o partido está investindo muito bem esse dinheiro para me ouvir. Pretendo ajudá-los a entender que há um novo tipo de eleitor na praça: o cidadão digital. Aquele que está cansado de blablablá dos políticos e ficar passivo o tempo todo sendo apenas contatado na hora de pedir voto. Aos esquerdóides babões que ficaram com ciuminho do DEM, sugiram aí aos “cumpanhero” a minha palestra. Aparecerei com prazer para falar a vocês também.
Mas tenho uma importante informação a compartilhar. Como poucos jornalistas com o meu tempo de estrada, trago no curriculum uma medalhinha, talvez a única, da qual zelo e me orgulho: nunca fiz ou participei de campanha política para nenhuma agremiação partidária. Não foi por falta de oferta sempre acompanhada muitos cifrõe$$$. É que eu nasci espírito de porco, livre, e assim pretendo continuar. Dou palestras mediante duas condições: cachê e liberdade total para expressar meu pensamento. Interessados, procurem a Ciça Garcia, minha agente.
Ah, e dou palestras sobretudo para poder praticar uma coisa: ouvir as perguntas no final da palestra. Ouvir, molecada, este é o principal verbo da nova era digital. Mas esse é o assunto da minha palestra, só posso detalhar o por quê ao vivo 😉
Claro, reservo uma cota de palestras grátis para escolas e instituições sem recursos. Mas vai um aviso aos interessados: esta cota se esgota rapidamente logo no início do ano. Além disso, tenho evitado falar de graça por uma única razão: quando você faz as coisas de graça a organização do evento quase sempre é de péssima qualidade. Ninguém valoriza o que é “de grátis”.
Para finalizar, publico abaixo, minha agenda de palestras para Novembro. A maioria delas são fechadas para funcionários de empresas mas algumas- especialmente as feitas em escolas- são abertas ao público. Espero encontrar um de vocês ou uma de vocês, em carne e osso, uma hora dessas. O encontro ao vivo, frente a frente, ainda é a segunda forma mais interativa e eficiente forma de comunicação que existe. A primeira, todos sabemos, evidentemente, é o sexo!
La lucha continua!
NOVEMBRO
01 – Encontro Nacional da Juventude do Partido Democratas (Blumenau, SC)
11 – Semana de Comunicação (Porto Alegre, RS)
16 – FIESP (São Paulo, SP)
17 – Escola São Paulo (São Paulo, SP)
19 – Volkswagen (São Bernardo, SP)
25 – UniBH (Belo Horizonte, MG)
26 – Casa do Saber (São Paulo, SP)
Escrito por Marcelo Tas às 20h53