
Na década de 80, a palavra PETELHO servia para designar aquele militante, digamos, mais “aguerrido” do PT. Barbinha rala, sub-letrado, desocupado, bolsa de couro à tira colo, geralmente um tipo que abandonou a faculdade para defender a “causa” do partido… O cara mugia, esperneava, babava feito vaca com aftosa à mera menção da palavra Capitalismo ou FMI.
Quem diria, que saudades!
Os petelhos de hoje, da era da internet, são gente como Rafael Silva, cujo e-mail reproduzo abaixo:
..::..
“Tas se realmente vc e um cara que não e partidário, estamos esperando vc falar sobre a lista que apareceu no Congresso e na Policia Federal, com nomes de alguns tucanos e pefelistas, que receberam caixa 2 de estatais. Estamos no aguardo,
Rfa Silva”
..::..
Diante do mar de lama que emergiu do PT no poder, os petelhos ao invés de iniciar uma dedetização dentro do partido, passam a noite em claro na internet buscando indícios de sujeira nos outros partidos (como se precisasse…) para nos dizer: vejam eles também roubam, chantageiam, fazem negociatas como nós.
Ora meus queridos amiguinhos, prefiro o antigo petelho barba e bolsa, que interrompia a aula na USP para me convocar para uma Assembléia. Quantas tardes não foram gastas no amplo páteo central da FAU- Faculdade de Arquitetura da USP, num calorão dos infernos, para combinarmos como tomaríamos o poder, tarefa sempre adiada em razão do adiantado da hora, das provas que iam chegar e do decote excessivo das meninas que nos convidavam para um chopp no Rei das Batidas.
Esse petelhinho moderno, que faz protesto com um mouse, um militante-masturbador, só consegue se excitar com o surgimento de uma “Lista de Furnas”, falsa aliás, como comprovada nos jornais. Aliás, tanto faz se fosse verdadeira ou não. Um crime tucano ou PFLístico ou quercista não anula ou justifica um crime petista.
Deixo aqui registrado para a posteridade que é importante para o aperfeiçoamento da política brasileira que o PT não desapareça. Digo isso de coração e com sinceridade. Mas não vai ser cutucando o mouse que vocês vão conseguir salvar essa sigla. De que adianta pedir pro Ziraldo fazer um logo pelos 26 anos de “glória” do partido, se vocês não conseguem ter humor e vergonha na cara nem para expulsar do partido um ácaro como “Professor” Luizinho ou um carrapato gordo como Zé Dirceu?
Desse jeito, vou ter que concordar com o “cumpanheiro” Marcos Aurélio Garcia, secretário para Assuntos Aleatórios do governo Lula: “Nosso partido tem uma direção de merda, mas é nosso partido”. (Atenção petelhos: a afirmação foi dada de própria boca pelo citado à duas pesquisadoras inglesas, tá tudo confirmado pelas próprias autoras da entrevista na sessão de cartas da Folha de hoje).
Escrito por Marcelo Tas às 10h40