Obrigado a todos que deixam comentários sobre a tragédia do 11 de Março, inclusive gente que está no olho do furacão, como a Anlene, carioca que vive em Madrid.
Abaixo, passo na íntegra, e-mail que chegou a mim através do CAT. Ele mostra o quanto algumas linhas do depoimento livre de um anônimo vale mais do que páginas de jornal sobre o assunto.
—– Original Message —–
From: Angela Gomes Pereira
To: Recipient list suppressed
Sent: Friday, March 12, 2004 12:22 PM
Subject: Carta de uma amiga em Madri
Envio abaixo o email que recebi de uma amiga, a Carol. Nos conhecemos no IBMEC (MBA). Ela se casou com um espanhol, com quem tem um filho de 1 aninho, e trabalha numa empresa de computadores em Madri. Um abraço, Angela ——————
From: Carolina
Oi Pessoal, Sim, esta tudo bem comigo, mas a cidade está em choque…Eu trabalho perto de Madrid Centro e moro perto. Como vou de carro, nao tenho muitos problemas….mas estamos muito assustados. Ontem indo para o trabalho, vi algumas ambulancias se movendo. Hoje, ao ver uma, me deu panico, pensado “outra vez” , nunca pensei que isso iria passar comigo……. Mas foi horrivel, a cada hora sabiamos de mais mortes, houve um colapso nos telefones, solicitavam doacao de sangue, a cidade ficou vazia. Foi um Panico!!!No meu trabalho, nao houve problemas com ninguem, até o momento…. Hoje comecamos a saber as historias tristes…..uma menina de 7 meses que está em estado grave e nao se sabe quem é a mae ou pai,etc….. Foi um Atentado com horas calculadas e ninguem sabe dizer se foi Al Quaeda ou ETA. Como estamos perto das eleicoes para presidente, tudo é possível. Realmente, de 1 semana para cá, a policia vinha descobrindo varios carros com bomba. Pegando gente, antes que acontecesse uma tragedia….Mas a policia estava ligada nos movimentos da ETA. Creio que foi Al Quaeda por vários motivos, a Espanha ficou do lado do EUA nas guerras, foi encontrado varios indicios que temos esta organizacao na Espanha, atentado com volume de gente e horas calculadas, nao existe controle de entrada nos trens (como o controle de entrada dos avioes), A ETA ainda nao assumiu o atentado,etc…. Gente, isso é o que eu acredito…. Foi uma hora que as pessoas saem para trabalhar….Engracado, muitos imigrantes que vem para espanha, com um sonho de viver melhor, mas seguranca,etc…..e acontece isso. O Dia amanhaceu horrivel, nublado, o ceu quase negro, estamos tristes e parece que até Deus ficou tambem….
Beijos com carinho,
Carol
———
PS: Quem quiser conferir mais informações, a Espanha tem talvez a melhor CNN local, a CNN Plus (http://www.cuatro.com/noticias/) .